![]() | ![]() | ![]() |
---|
Viagem à Lua, a qualquer lugar
TEXTO DE APOIO
Para começar a fazer o seu FLIPBOOK, separe duas folhas de papel sulfite, de preferência brancas, clips, um lápis grafite e uma borracha.
Assista ao vídeo e siga as etapas indicadas se quiser fazer o seu.
“Quem de nós poderia viver sem magia, sem sonhar um pouco?”
“Quem de nós poderia viver sem magia, sem sonhar um pouco?
Acessem a apresentação que está neste link para conhecer um pouco da história de Méliès: Georges Méliès - The Cinémathèque française
Vendo a apresentação, vocês poderão saber que Méliès teve um mágico como mentor, Robert Houdin, que já fazia números de magia em um teatro de Paris.
Nesta aula, assistimos a um dos filmes mais famosos deste artista, Viagem à Lua, criado em 1902 (quase 70 anos antes do homem pisar na lua pela primeira vez, em 1969).
Durante o filme, buscamos analisar os cenários e, sobretudo, as cores. As imagens foram pintadas à mão! Isso mesmo, para criar seus filmes, Méliès pintava e, muitas vezes, desenhava nos rolos dos filmes para conseguir, assim, criar seus efeitos especiais.
Se quiserem conhecer essa maravilhosa obra de arte, preparem a pipoca, pois o primeiro filme de ficção científica do mundo vai começar!
PROPOSTA DE CRIAÇÃO

Criar uma cena - Você vai dar uma de Méliès de verdade!!!
Numa folha sulfite, crie um cenário (invente a partir do tema que quiser) usando o desenho ou a pintura. Em seguida, tire fotos suas e de seus familiares (que podem ser “atores” da sua cena) usando adereços, maquiagem, o que você quiser. E peça para que eles façam poses para as fotos, de acordo de como você quer colocá-las no cenário. Imprima as fotos, recorte-as e coloque-as no seu cenário. Você também pode pegar fotos de revistas, jornais, desenhos seus, o que quiser para acrescentar ao seu cenário.
O mais interessante, é fazer mágica com esse trabalho, criar uma cena inusitada, coisas impossíveis, como Méliès.
Veja as fotos do filme Viagem à lua, e inspire-se nelas para criar a sua imagem.




