top of page
fundo73.jpg

Inspirados em quatro narrativas da tradição oral brasileira e mundial, os educadores e alunos criaram o espetáculo circense Contá.

Conheçam as inspiradoras histórias!!! É para ler e “contá” para mais gente!

retalhos_edited_edited.png
Ativo 87_4x.png
Ativo 17_4x.png
Ativo 18_4x.png
Ativo 19_4x.png
Ativo 20_4x.png
biblioteca@4x.png
Ativo 87_4x.png

MISSÃO

A Biblioteca Ricardo Azevedo tem como missão:​

Promover o aprendizado ao longo da vida, o conhecimento e, consequentemente, o avanço científico da nossa comunidade.

Fazer parte do processo de aprendizagem, para que todos os alunos tornem-se cidadãos responsáveis num mundo diverso e em constante transformação.

Atuar como preservadora da produção dos alunos.

Integrar-se cada vez mais à comunidade, para juntos melhorarmos cada vez mais.

PATRONO

O nosso Patrono é o escritor e pesquisador da cultura popular Ricardo Azevedo. Nascido em 1949, em São Paulo, escreveu seu primeiro livro aos 16 anos (Um homem no sótão). Se formou em Comunicação visual pela FAAP e é mestre em Letras e doutor em Teoria Literária pela USP.
A maior parte de sua obra relaciona-se à cultura popular a ao folclore brasileiros.

ricardo azevedo.jpeg
livros.png

CLUBE DE LEITURA

O Clube de Leitura Castanheiras existe desde 2017. Mediado por Celinha Nascimento, todos os meses é lido um livro escolhido pelo próprio grupo e em geral esse livro está relacionado ao tema do Encontro de Leitores do ano vigente.

Ativo 87_4x.png
wfaixa_relatos_edited.png

FORMAR UMA COMUNIDADE LEITORA FOI UM DESEJO DA ESCOLA CASTANHEIRAS DESDE SUA FUNDAÇÃO

Agregar não só alunos, mas verdadeiramente toda a comunidade com pais, professores, funcionários e entorno foi sempre amplamente discutido e tornado realidade em diversas ações, que se tornaram parte do currículo, aqui entendido não só como a maneira das disciplinas acontecerem, mas de como a escola se entende como espaço político-educativo-cultural. Currículo como compromisso de levar adiante ações que engrandeçam o percurso dos alunos e de todos envolvidos no processo educativo. Literatura sempre foi vista da maneira essencial que Antônio Candido nos ensinou: como um Direito Humano.

Neste compromisso fazem parte a Biblioteca, com suas rodas e empréstimos de livros; os eventos; as estações do conhecimento livre pelos corredores e também o Clube de Leitura!

O Clube de Leitura nasceu no início de 2016 nesta teia fabulosa que enlaça leitores.

Não tivemos ineditismo: na última década vimos crescer um intenso movimento em todo o mundo quando os clubes, saraus, assinaturas e biblioterapeutas ganham cada vez mais espaço, se multiplicam, se qualificam e ganham cada vez mais adeptos.

Com uma reunião por mês e aberto a gêneros, temáticas, autores os mais variados, o Clube de Leitura não falhou único mês! Os participantes vão e voltam e temos um núcleo fiel que conversa sobre literatura todo o tempo, além do encontro mensal. Ao final de cada encontro, o leitor é convidado à registrar num caderno de relatos sua experiência leitora.

Com os encontros virtuais, o clube viu aumentar seu alcance e começou a receber convidados que dividem sua experiência, seu afeto e suas surpresas.  

A mediação é feita por Celinha Nascimento, uma militante da Leitura e Literatura que já foi coordenadora da CASTANHEIRAS e que lembra com saudade daquele primeiro local onde se instalou a Sala de Leitura no andar de cima, próximo ao sótão. De lá, se vislumbrava um horizonte imenso sem nada que o turvasse, exatamente como é o horizonte de nossa Comunidade Leitora que se estende fluído apenas com o futuro pela frente.

Sintam-se convidados. 

bottom of page